Eliana Maria Nigro Rocha

 e-gagueira.com.br

Um fonoaudiólogo especializado em fluência

          Um fonoaudiólogo especializado em fluência está ciente dos vários aspectos que devem ser considerados em uma criança que gagueja para poder orientar corretamente os pais no trajeto a ser seguido.


            Os estudos atuais vêm se aprofundando nessas questões e a possibilidade de reverter um quadro de gagueira infantil cada vez mais se torna uma consequência praticamente direta do estudo e conhecimento que permitam uma atuação correta.


            Espera-se que atualmente todos já estejam cientes de que os pais não têm como desencadear uma gagueira em seu filho, de modo que não são “os culpados” de seu surgimento. No entanto, muito pode ser feito para que o quadro não persista.


            Entre os vários fatores que podem estar presentes no início de uma gagueira, temos as dificuldades de fala, linguagem e motricidade oral. O artigo sintetizado a seguir pesquisou como diferem as crianças que gaguejam das crianças consideradas fluentes, em termos de seu planejamento e execução motora da fala.


          Espero, com a divulgação de mais este estudo, colaborar para tirar de nosso meio a sentença de morte da fluência, a terrível expressão “espera que passa”. Não espere! Existe uma enorme chance de “não passar”. Inúmeros adultos que gaguejam estão por aí, ao nosso lado, nos alertando continuamente sobre isso.


          Leia: Déficits de planejamento e execução motora da fala em gagueira infantil