Eliana Maria Nigro Rocha

 e-gagueira.com.br

 

Pessoas que Gaguejam

          Com frequência encontramos listas de pessoas famosas que gaguejam. Algumas trazem apenas nomes, outras mostram as fotos desses personagens. O objetivo é deixar claro que pessoas que gaguejam podem apostar em seus sonhos e - caso se sintam impotentes - que possam se inspirar nos que já percorreram e nos que ainda percorrem caminhos semelhantes.    

                                                                                        Marilyn Monroe    

          Os americanos Phred and Michael Sugarman aprimoraram incrivelmente essas listagens, criando um show de slides que apresentam não apenas os famosos, mas muitas outras pessoas que gaguejam, em suas diversas atividades.

          Para coroar essa ideia, colocaram como música de fundo "Listen to your heart" de Alexander Taro, fundador e diretor de Our Time, grupo teatral de Nova York, direcionado aos jovens que gaguejam. O resultado do trabalho deles é realmente inspirador. Confira aqui.

          Nós, brasileiros, sentimos que nessa apresentação faltam personalidades como Machado de Assis e Nelson Gonçalves, entre outros.

                                                        

          Na atualidade, temos notícias de Nina G., uma comediante "stand up" que gagueja. O vídeo apresentado é em inglês, mas todos podem constatar que a gagueira não a impede de realizar uma apresentação de ponta e que um novo campo, que parecia proibido para quem gagueja, foi desbravado. Veja.

          Muito inspirador e destemido, temos Andrew Duff, membro do Parlamento Europeu, apresentando-se na Corte de Justiça: assista.

         Temos também Sophie Gustafson, que conquistou vinte e oito títulos em campeonatos de golfe, mas que, por apresentar uma gagueira extremamente severa, solicita que outra pessoa faça o discurso da vitória em seu lugar. Uma frase dela: "É importante não se preocupar com que o que as pessoas pensam e fazer o que você deseja. Se elas têm um problema com isto [gagueira], é exatamente isto: problema delas."

     

          Mais recentemente, Sophie enfrentou seus temores e se apresentou em um vídeo: confira.

          Imperdível é assistir ao jovem Harrison Craig em sua apresentação ao The Voice, na Austrália: veja.

          Retornando aos brasileiros, sentimos imensa gratidão às figuras de destaque que revelam sua dificuldade com a fluência da fala, como Fernando Augusto, Malvino Salvador, Murílo Benício e Saulo Roston, pois sabemos como essa exposição ainda é uma atitude bastante rara em nosso país.

                                            

          Destacamos também o jogador Edinho do Remo, que enfrentou as câmeras e, com certeza, mostrou a muitos fãs como se pode ser um vencedor em várias áreas, inclusive nas que mais tememos. Acompanhe o vídeo aqui.

          Todas essas grandes pessoas nos demonstram que a gagueira não as impediu de seguirem seus rumos.


Volte para Mídia.